Valuation por Fluxo de Caixa Descontado (DCF)

O que é Fluxo de Caixa Descontado (DCF)?

O Fluxo de caixa descontado (DCF) é uma avaliação do valor justo ou intrínseco de uma empresa hoje baseado nas projeções de fluxo de caixa futuro trazidos à valor presente de acordo com uma taxa desconto x, baseada no custo de oportunidade, dado os riscos da empresa.

Qual a sua utilidade?

Esse método é utilizado por investidores para comparar o valor justo ou intrínseco de uma empresa, de acordo com as premissas que ele acredita que sejam factíveis com o preço que é possível comprar essa empresa no mercado aberto. Naturalmente, empresas que são negociadas abaixo de seus valores intrínsecos são candidatas para se investir.

Além do uso para cálculo de Valuation, a utilização do Fluxo de Caixa Descontado também auxilia investidores e o próprio management a entender a saúde financeira das empresas e quais caminhos devem ser tomados para maior geração de valor aos acionistas no longo prazo.

Como ele funciona?

O Fluxo de Caixa Descontado leva em conta 3 fatores: (1) a projeção dos fluxos de caixa, (2) a taxa de desconto, sendo o Weighted Average Cost of Capital (WACC) a usualmente utilizada e (3) o valor da perpetuidade da empresa.

Os valores dos fluxos de caixa projetados e a perpetuidade são descontados ao valor presente, como explicado na imagem abaixo:

O próximo passo é descontar a dívida líquida do valor presente da soma dos fluxos de caixa e da perpetuidade. O resultado da equação é igual ao valor justo ou intrínseco da empresa.

Explicamos abaixo como fazer o cálculo dos fluxos de caixa futuros, do WACC e da perpetuidade:

Como fazer a projeção dos fluxos de caixa futuros?

Os fluxos de caixa futuros podem ser projetados através de duas formas: (1) utilizando como base indicadores de financeiros da empresa que aconteceram no passado e (2) utilizado o guidance de crescimento que muitas vezes e compartilhado pela empresa e expectativas macroeconômicas.

A segunda alternativa muitas vezes acaba sendo mais precisa pois muitas vezes o posicionamento futuro das empresas tende a ser diferente do que aconteceu no passado. Por exemplo uma empresa mal gerida no passado e que vem passando por um processo de turnaround terá resultados melhores no futuro, e levar em consideração os indicadores financeiros antigos levara a uma análise errática.

Também é valido explicar o cálculo do fluxo de caixa das empresas. Na avaliação do DCF utilizamos o Fluxo de Caixa Livre para a Firma (FCFF), que pode ser calculado através da seguinte formula:

Onde:

FCFF = Fluxo de Caixa Livre para a Firma

EBIT = Lucro Antes de Juro e Impostos

T = Taxa de juros efetiva

D&A = Depreciação e Amortização

↑WC = Aumento no Capital de Giro

CAPEX = Investimentos em Bens de Capitais

Como calcular o WACC?

Para conseguirmos calcular o valor presente dos fluxos de caixa que projetamos e o valor da perpetuidade precisamos da taxa de desconto que será utilizada. Fazemos esse cálculo através do custo médio do capital ponderado pela dívida liquida e capital próprio. Para isso utilizamos a seguinte formula:

Onde:

WACC = Taxa de Desconto

Ve = Valor do Equity

Ke = Custo do Equity

Vd = Valor da Dívida

Kd = Custo da Dívida

Como calcular o valor da perpetuidade?

Como depois de um período específico, normalmente 5 ou 10 anos fica muito complicado de fazermos projeções específicas à empresa e no DCF é levado em consideração que a empresa continuará operacional ad aeternum, calculamos o valor da empresa através do método da perpetuidade. Abaixo a fórmula que podemos usar para fazer esse cálculo:

Onde:

TV = Valor da Perpeuidade

FCFFt = Fluxo de Caixa Livre para a Firma no último ano

G = Taxa de crescimento na perpetuidade

WACC = Taxa de desconto

Vantagens

A principal vantagem da utilização do método de avaliação de Fluxo de Caixa Descontado (DCF) é que o seu resultado é melhor e mais detalhada aproximação do valor justo ou intrínseco de uma empresa.

Como já mencionado outras vantagens incluem o auxílio para investidores e para o management sobre a saúde financeira da empresa e quais ações devem ser tomadas para ele aumente sus geração de valor aos acionistas.

Desvantagens

O grande problema desse método de avaliação é que ele é baseado puramente em premissas e expectativas, os quais podem se provar falsas no futuro, fazendo com que a nossa avaliação se torne errática. Isso pode acontecer devido a fatores externos impactarem a capacidade de entrega da empresa ou mudança do guidance.

Conclusão

Apesar do Fluxo de Caixa Descontado (DCF) possuir certas desvantagens, acreditamos que por ser o método mais completo de se avaliar uma empresa ele leva o investidor a boas decisões de quais empresas investir na grande parte das vezes. Também acreditamos que além dele trazer uma boa aproximação de valor justo ou intrínseco da empresa é uma ótima maneira de entender a saúde financeira e quais os triggers que podem ser grandes geradores de valor. Em outras palavras é uma ótima forma de compreender quantitativamente uma empresa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


O período de verificação do reCAPTCHA expirou. Por favor, recarregue a página.