Indicadores Beta e Alfa

O Beta e Alfa são medidas de risco e desempenho usada por investidores para avaliar seus portfolios e/ou ativos que o compõe. Enquanto o Beta é uma medida que mede o risco de acordo com um benchmark selecionado, o alfa mede a performance superior à prevista Beta.

O que é o Beta?

O Beta de um portfólio e/ou ativo financeiro é uma medida de risco de mercado que através de estatística compara a volatilidade do ativo subjacente contra a volatilidade do benchmark, qual normalmente é um índice que mede a performance do mercado como um todo. Em outras palavras é o risco sistemático do ativo analisado. O Beta do benchmark sempre será de 1, enquanto o do ativo sobre análise pode ser inferior ou superior. Por exemplo, um beta de 0,9 implica que a cada 1% que o benchmark suba/caia o ativo irá ter um movimento na mesma direção de 0,9%. Assim sendo, ativos quanto mais baixo o beta menor a volatilidade relativa do ativo com o benchmark, e vice-versa. Como regra de ouro quanto menos arriscado o investimento menor será o Beta.

Como exemplo comparamos abaixo o Beta da Taesa (TAEE11), empresa do setor elétrico, que já está em um período de maturidade e possui fluxo de caixa muito previsível com o Beta da Méliuz (CASH3), fintech que atualmente possui fluxo de caixa negativo e pouca previsibilidade de desempenho futuro:

Taesa (TAEE11): Beta = 0,56

Méliuz (CASH3): Beta = 1,58

O Beta pode ser calculado através da seguinte formula:

Onde:

COV (Covariância): é uma medida que avalia como as variáveis X e Y afastam-se ao mesmo tempo de seus valores médios;

VAR (Variância): é a média aritmética dos quadrados dos desvios em relação à média.

Contudo, aconselhamos procurar o Beta através de sites especializado com Yahoo Finance, onde pode ser facilmente encontrado.

O que é o Alfa?

O Alfa é uma medida de desempenho de um portfólio e/ou ativo financeiro após o ajuste do Beta. Em outras palavras é o retorno excedente do que o Beta poderia prever.

Uma maneira simples de calcular Alfa é começar com beta, que é uma medida que pode ser usada para chegar a um retorno necessário para compensar um investidor pelo risco. Por exemplo, se o beta de um investimento for 1,20, ele precisaria superar o benchmark em 20% para ter um Alfa de zero. Isso pode ser usado como uma medida de linha de base para calcular Alfa.

Vamos supor que o Benchamark de Taesa (TAEE11) é o Ibovespa, que teve um retorno de 10% no último mês, enquanto o retorno de Taesa foi de 11%. Como o seu Beta é de 0,58, podemos dizer que o Alfa no período foi de 6,4%.

Essa medida de desempenho é frequentemente utilizada para avaliar a qualidade de um investimento, onde os que possuem Alfa > 0 tendem a ter retornos superiores que o inicialmente previsto pelo Beta.

Smart Beta

Smart Beta é uma estratégia de investimento onde através da combinação de uma gestão ativa e passiva de um portfólio e/ou ativo financeiro o gestor faz eventuais rebalanceamentos para aproveitar de condições de mercado e gerar retornos superiores aos previstos pelo Beta. Em outras palavras, o gestor busca gerar Alfa através de rebalancemanetos que são acionados quando os fatores que foram escolhidos foram escolhidos para compor o Indice Smart Beta forem satisfeitos.

Os índices de Smart Beta são construídos através de uma série de fatores e critérios, podendo incluir: momentum, volatilidade, sizing, entre outros.

Conclusão

Enquanto o alfa é um indicador que busca medir o desempenho de um portfólio e/ou ativo financeiro em relação ao benchmark, o beta busca medir a volatilidade e risco sistêmico em comparação ao benchmark. Esses indicadores são utilizados por investidores para analisar investimentos, contudo deve ser lembrado que eles são baseados em dados passados que podem ser diferir de resultados futuros.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.